- B i o g r a f i a -
"qUANDO A MÚSICA SE ENCONTRA COM A ALMA,
QUANDO A VOZ ENCONTRA O VIOLÃO..."
Olá meu amigo, irmão!
Que bom encontrar você por aqui!
Bem, meu nome verdadeiro é Valtecyr R. de Souza, mais conhecido como Leléo, casado com Ruth Silva Rodrigues.
Sou de uma família tradicionalmente ligada à área de música, e em meio a tantas coisas boas que Deus providenciou para mim, deu-me o privilégio de ser músico e através da música poder adorar o Seu Santo e Bendito Nome!
Não me considero propriamente dito, um cantor!
Me sinto apenas um músico que compõe, toca violão e canta. Gosto de ser tratado apenas como "músico".
A música que Deus tem colocado em meu coração, é bem leve, variada e criada com alguns critérios bem distintos, o que tem sido a minha marca resgistrada, na hora de compor: letra, melodia, harmonia, poesia, um pouco de filosofia de vida, e principalmente frases e nuances de acordes e improvisações.
Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de gravar 04 CDs-solo:
- Oásis (Para Ouvir e Pensar)
- Que Amor é Esse
- Bem Aventurado - Voz e Violão
- Fluente (o mais recente).
No começo, ainda nos tempos de criança e adolescência, sempre fui muito influenciado na música, em casa mesmo, através de minha mãe , meu pai (já falecido) , e um tio (Abner), que na época morava conosco.
Nesse tempo, eu ouvia muito o Quarteto Arautos do Rei, principalmente, a voz do 1º tenor que na época era o já falecido Eclair da Cruz; e sem dúvida, a música de quarteto, até hoje ainda é para mim um estilo de música que muito aprecio.
Alguns anos mais tarde, outra grande influência que recebi, foi através de um ngrade amigo - Gilberto Severino - da cidade de Barra de São Francisco/ES.
Eu estava passando férias lá naquela cidade, quando o conheci em 1978, tocando uma guitarra branca, junto com um Grupo Musical da igreja local, os Embaixadores de Cristo, que tocavam músicas da Equipe Jovens Por Cristo, um grupo musical da cidade de Angra dos Reis/RJ.
Gilberto, foi meu primeiro professor de violão, o que muito contribuiu pra que hoje eu pudesse executar esse instrumento tão magnífico e tão interessante.
Depois, veio o Júlio Elcio, outro grande amigo, de Vitória/ES, que me ajudou a crescer na música, inclusive, me ensinando a escrever partituras. Nessa época, comecei a ouvir os antigos LPs dos "Vencedores Por Cristo", "Grupo Elo" (Jayrinho e Paulo César) e Sérgio Pimenta (que infelizmente não tive a honra de conhecê-lo).
Anos mais tarde, minha influência musical recebeu muitos "toques" do Guilherme Kerr, Jorge Camargo, João Alexandre e outros nomes da música vocal e instrumental brasileira.
Dentro da área de música, na verdade, eu não me prendo a um estilo único de música.
Para mim, a música tem de ser boa e de preferência, brasileira.
Ultimamente, tenho apreciado muito a música mineira (Toninho Horta/Weber Lopes/Juarez Moreira/Paulinho Pedra Azul/João Bosco, Tunai, dentre outros).
É bom que se diga, que eu não toco música não-evangélica nos barzinhos da vida: Não!
Apenas me utilizo de algumas delas, em casa, como material de estudo.
A minha música em geral, é um tipo de MPB, porém, Cristã-Evangélica, e não é necessariamente de adoração, como os cânticos dos Grupos de Louvor que vão pelas igrejas.
Com isto, não quero dizer que não adoro a Deus... Pelo contrário: antes de ser músico, sou um adorador, sim, um autêntico adorador do Senhor Jesus!
A minha música fala das coisas da vida, do relacionamento humano, e de Um Deus que tem me chamado para cantar o "Seu Amor", face aos diversos temas que "a vida" nos propõe.
Meu desejo é que esta música que o Senhor colocou em meu coração, também fale ao seu, e que através dela, juntos, possamos exaltar e glorificar o Nome dAquele que nos amou de tal maneira, que nos deu o seu Único Filho, a morrer na cruz em nosso lugar.
Então...
Ficassim!
Obrigado pela atenção e carinho!!!
Leléo.
Contato:
E-mail: leleo.vozeviolao@hotmail.com
Celular: (31) 8660 7093 (Oi) - (31) 9263 5797 (TIM).
Valeu!
Abraços!
Sede De Ti - (Sal. 42)